2º Seminário Internacional sobre Cultura e Mudança Climática
O Ministério da Cultura (MinC) realiza, entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, o 2º Seminário Internacional Cultura e Mudança do Clima, no icônico Palácio Gustavo Capanema, localizado no Rio de Janeiro. O evento reunirá uma diversidade de participantes, incluindo representantes de governos, instituições culturais, organizações internacionais, artistas, acadêmicos e líderes da sociedade civil, com o intuito de promover o diálogo entre a cultura e as ações climáticas.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, dará início oficialmente ao seminário no dia 31 de outubro, às 10h. Para aqueles que desejam participar, as inscrições podem ser feitas através do link: https://forms.office.com/r/M9nMhiLGaa.
Em um dia anterior à abertura do seminário, no dia 30 de outubro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizará a Jornada Patrimônio Cultural e Ação Climática, também nas dependências do Capanema. Este evento auxiliar será um desdobramento da programação do seminário e abordará os desafios que as mudanças climáticas impõem ao patrimônio cultural brasileiro.
Fortalecendo a Conexão entre Cultura e Ação Climática
A segunda edição do Seminário Internacional sobre Cultura e Mudança do Clima, que é realizada em colaboração com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), dá continuidade às discussões iniciadas em Salvador (BA) em 2024, quando o Brasil foi anfitrião do G20 da Cultura. Naquela ocasião, foram lançados estudos sobre a relação entre cultura e clima e aprovada a Declaração de Salvador da Bahia, um marco ao reconhecer a cultura como parte essencial das estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
Margareth Menezes enfatizou a importância da cultura no enfrentamento da emergência climática, afirmando que “A cultura é uma força vital para a transformação social, capaz de mobilizar, inspirar e criar caminhos concretos para que o mundo enfrente, com justiça e solidariedade, os impactos da crise climática”.
Programação Rica e Diversificada
O seminário contará com uma programação diversificada, com sete painéis que abordarão temas como: a cultura como pilar das políticas de ação climática; financiamento para um setor cultural sustentável; justiça climática e saberes tradicionais; narrativas e imaginação coletiva diante da crise planetária; e novas formas de participação social para fortalecer a capacitação climática.
Além das mesas de debate, o evento proporcionará espaços de articulação e troca de experiências entre os participantes, visando a consolidação de alianças internacionais para a criação do primeiro Programa de Trabalho sobre Ação Climática Baseada na Cultura, sob a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).
A ministra reiterou a relevância do evento, dizendo: “Este é um passo importante para garantir que as soluções culturais sejam reconhecidas como ferramentas legítimas de adaptação, mitigação e regeneração ambiental. A cultura não pode ser ignorada na agenda climática global”.
Jornada Patrimônio Cultural e Ação Climática
Paralelamente ao seminário, a Jornada Patrimônio Cultural e Ação Climática, promovida pelo Iphan, abordará os riscos que as mudanças climáticas representam para o patrimônio cultural no Brasil e as possíveis soluções. Este evento culmina um ciclo de diálogos iniciados em 2023, em colaboração com o Comitê de Mudanças Climáticas e Patrimônio do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos-BR), resultando na apresentação de documentos para guiar iniciativas futuras, como a Carta Brasileira do Patrimônio Cultural e Mudanças Climáticas.
Para a organização da Jornada, o Iphan conta com o apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e do Centro Lúcio Costa (CLC), que se dedica à formação e pesquisa na gestão, preservação e valorização do patrimônio cultural brasileiro.
Serviço
Para a imprensa, as credenciais podem ser solicitadas aqui: https://forms.gle/gnMMug6fr2n64tix6.
A Jornada Patrimônio Cultural e Ação Climática ocorrerá no dia 30 de outubro de 2025, das 9h às 17h, na Sala Funarte Sidney Miller, Palácio Gustavo Capanema, Rua da Imprensa, 16 – Centro, Rio de Janeiro (RJ).
O 2º Seminário Internacional Cultura e Mudança do Clima acontecerá de 31 de outubro a 2 de novembro de 2025, no mesmo local. Inscrições para o público geral estão disponíveis em: https://forms.office.com/r/M9nMhiLGaa.


