Fortalecimento da Cultura em Debate
Nos dias 30 e 31 de outubro, a cidade de Rio Branco será palco do 4º Fórum Estadual dos Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura do Acre, a ser realizado no Auditório Florentina Esteves, localizado no Museu dos Povos Acreanos (MPA). Este encontro reunirá representantes dos 22 municípios do estado, com o intuito de criar um espaço permanente para articulação, diálogo e cooperação entre os gestores culturais. O foco será fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para a cultura.
Com o lema “Articulação em rede e pautas municipalistas”, o evento busca desenvolver estratégias integradas para a gestão cultural, fundamentadas nos princípios de descentralização e representatividade, além da cooperação institucional.
A realização do fórum conta com o apoio da Lei nº 2.312/2010, que institui o Sistema Estadual de Cultura e reforça o papel da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) como a principal articuladora das políticas culturais no Acre.
Leia também: SUS Reconhecido como Manifestação da Cultura Nacional: Um Marco no Brasil
Fonte: amapainforma.com.br
Leia também: Pontos de Cultura de Canoas Convocam Comunidade para Reunião Importante em Novembro de 2025
Fonte: edemossoro.com.br
Programação Variedade e Diálogo com o Ministério da Cultura
A programação do evento inclui uma série de palestras, painéis temáticos e oficinas, que visam alinhar os interesses entre os diferentes entes federativos e estabelecer um diálogo direto com o Ministério da Cultura (MinC). Um dos pontos altos será a palestra magna que abordará a relevância da articulação em rede e das pautas municipalistas, ministrada por um representante do ministério.
Dentre os temas a serem discutidos, destaca-se o fortalecimento da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que elegerá sua nova composição para o biênio 2025–2027 e discutirá a aprovação de seu Regimento Interno. Além das discussões técnicas, haverá espaço dedicado à apresentação de experiências exitosas desenvolvidas pelos municípios em 2025 e ao planejamento de ações futuras.
O encerramento do fórum será marcado pelo lançamento do livro “O ano que não terminou”, escrito por Aldemir Maciel, presidente de honra da CIB, trazendo uma reflexão sobre os desafios e conquistas da cultura no estado.
Uma Oportunidade de Avanços nas Políticas Culturais
De acordo com o presidente da FEM, Minoru Kinpara, o encontro representa uma oportunidade estratégica para promover avanços significativos nas políticas públicas de cultura no Acre. “O fortalecimento da cultura nos municípios é a chave para estabelecermos uma política pública robusta, democrática e contínua. Ao trabalharmos em rede, potencializamos nossas capacidades, ampliamos resultados e garantimos que a cultura alcance cada território, aldeia, comunidade e cidadão acreano. O Fórum é mais que um evento: é uma construção coletiva que reitera nosso compromisso com a descentralização, diálogo e valorização dos agentes culturais em todo o estado”, ressaltou Kinpara.
Ao término do fórum, será elaborado um relatório técnico que compilará as discussões e propostas apresentadas, além de criar uma agenda estratégica de metas e um plano estadual para a articulação em rede. Este plano incluirá a definição de canais permanentes de comunicação e cooperação entre os municípios para um futuro mais colaborativo.
A expectativa é que cerca de 100 pessoas participem do evento, incluindo representantes municipais, a equipe técnica da FEM e convidados especiais.


