Abertura do Verão com Música e Cultura
Nesta quinta-feira (1º), aproximadamente 100 mil pessoas se reuniram no Farol da Barra, em Salvador, para a 26ª edição do Pôr do Som. Idealizado e conduzido por Daniela Mercury, o evento, que conta com o patrocínio e apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur) e da Secretaria Estadual de Cultura (SecultBA), celebrou a cultura baiana com um show gratuito repleto de música e arte. A noite foi marcada por homenagens à Mãe Carmen de Oxaguiã, renomada ialorixá do Terreiro do Gantois, que faleceu no dia 26 de dezembro.
O Pôr do Som é um projeto que visa democratizar o acesso à cultura, transformando o espaço público em um palco vibrante de arte e encontros simbólicos. O evento reforça o compromisso do Governo da Bahia com a valorização da cultura, o impulso à economia criativa e a promoção de iniciativas que fomentam a identidade cultural e o direito à fruição artística da população.
“Iniciamos o ano afirmando a Bahia como um estado de alegria. Nada melhor do que começar com uma celebração repleta de cultura e diversidade, atraindo públicos para o Farol da Barra, um local emblemático que abriga este projeto idealizado por Daniela Mercury, uma artista de renome e defensora da cultura, dos direitos humanos e da democracia”, destacou Bruno Monteiro, secretário de Cultura do Estado.
Um Show Inesquecível
Durante mais de cinco horas de festa, a Rainha da Axé Music reafirmou seu amor pelo Pôr do Som, que considera seu show favorito. Um espetáculo iluminado, com mais de 250 metros de LED e um palco de 15 metros de altura, encantou os presentes. Entre os convidados da noite estavam nomes como Ivete Sangalo, Geraldo Azevedo e o grupo feminino Samba Gringa, além da presença especial de familiares, como sua irmã Vânia Abreu, seu filho Gabriel Mercury e as sobrinhas Maiana Monteiro e Nina Quintanilha.
A festa teve início às 16h50 com uma apresentação do filho de Daniela, Gabriel Mercury, que trouxe ao palco o espetáculo intitulado Sofrência Popular Brasileira (SPB), misturando ritmos como arrocha, sertanejo, MPB e jazz. “É uma grande responsabilidade fazer esse show, pois fui criado no contexto do Pôr do Som. Esse é um momento especial para mim e para minha família”, revelou Gabriel, visivelmente emocionado por cantar pela primeira vez ao lado de suas primas.
Em seguida, Daniela subiu ao palco antes das 18h, com um convite à celebração da força feminina, iniciando sua apresentação com a música ‘É Terreiro’, em parceria com Alcione. O repertório continuou com os clássicos ‘Rainha do Axé’, ‘Meu Pai Oxalá’ e ‘Oyá Por nós’. “O Pôr do Som é uma benção, é o show que mais gosto de realizar. As pessoas enfeitam o Farol da Barra, um lugar histórico e de encontros”, declarou Daniela, em meio a aplausos entusiasmados.
Homenagens e Encontros Musicais
Quando a noite caiu, Daniela apresentou ‘Senhora do Terreiro’, uma canção dedicada à Mãe Carmen, seguida por ‘O Xe! O Xe Oniye!’, que ela gravou a pedido da ialorixá no álbum ‘Obatalá – Uma homenagem à Mãe Carmen’. Daniela também ressaltou suas raízes, lembrando que é filha mais nova de Mãe Menininha e apresentou o clássico ‘Oração de Mãe Menininha do Gantois’, uma composição de Dorival Caymmi.
O primeiro artista a subir ao palco, Geraldo Azevedo, foi saudado por Daniela como “gênio da música brasileira”. Em uma emocionante apresentação, ele reavivou canções que marcaram gerações, como ‘Moça Bonita’ e ‘Dia Branco’, além de um dueto com Vânia Abreu em ‘Chorando e Cantando’. “A Bahia e o Brasil reverenciam Geraldo Azevedo”, enfatizou Daniela, reconhecendo sua importância na música nacional.
Vânia Abreu também teve seu momento, reunindo suas filhas e a Família Mercury para interpretar sucessos como ‘Conto de Areia’ e ‘Mais de Mim’. Daniela aproveitou para falar sobre a importância da proteção às mulheres, e juntas cantaram ‘Vaca Profana’, ‘Mulher do Fim do Mundo’ e ‘Maria, Maria’ ao lado do grupo Samba Gringa.
A participação de Ivete Sangalo fechou a noite com chave de ouro. Em um retorno ao palco ao lado de Geraldo Azevedo, cantaram o clássico ‘Dona da Minha Cabeça’. Ivete dedicou uma homenagem à Mãe Carmen, cantando ‘Axé Salvador’ e ‘É Terreiro’. Para finalizar em clima de carnaval, a artista animou o público com seus hits ‘Energia de Gostosa’ e ‘Mundo Vai’, além de apresentar ‘Vampirinha’, sua aposta para o carnaval. Esta foi a segunda vez que Ivete participou do Pôr do Som, a primeira foi em 2002. Para encerrar, Daniela apresentou ‘O Canto da Cidade’, solidificando o Pôr do Som como um evento tradicional no calendário de festas da Bahia.


