Cenário Empreendedor em Sorocaba
O empreendedorismo continua a prosperar em São Paulo, com a abertura de 405 mil novas empresas em 2025, representando um crescimento de 10% em comparação a 2024, que teve 368 mil registros, conforme informações da Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Na região de Sorocaba, o número de novas empresas atingiu 17.056 no mesmo ano, um incremento de 17% em relação às 14.579 aberturas registradas em 2024. Esses números representam o mais alto volume já registrado desde o início da série histórica em 1998, evidenciando uma tendência de crescimento robusto no ambiente de negócios da região.
Além do aumento nas aberturas, o saldo líquido de empresas – que considera a diferença entre novas constituições e baixas – também teve um desempenho positivo, alcançando 242.364 no ano. Isso significa um crescimento de 9,6% em relação ao saldo de 2024, que foi de 221.210.
Em comentário sobre esses avanços, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, destacou que “São Paulo possui uma vocação natural e um potencial imenso para impulsionar a criação de novas empresas. Contamos com uma logística eficiente, um mercado consumidor robusto e um ambiente de negócios cada vez mais favorável. Estamos constantemente buscando desburocratizar o processo de abertura de empresas, conforme orientações do governador Tarcísio de Freitas, para apoiar os empreendedores a expandirem suas atividades, contribuindo assim para a geração de empregos e renda, dinamizando a economia local.”
Impacto das Políticas Públicas no Empreendedorismo
O presidente da JUCESP, Márcio Massao Shimomoto, comentou sobre como os dados refletem a força econômica do estado e o papel fundamental da Junta na formalização de novos negócios. “Anualmente, São Paulo supera seus próprios indicadores de empreendedorismo, e os resultados de 2025 são uma confirmação desse cenário otimista. Esse desempenho é resultado das políticas do Governo do Estado voltadas para a melhoria do ambiente de negócios, simplificação de processos e incentivo à atividade empreendedora. Além disso, os números evidenciam a confiança dos empreendedores, bem como a relevância desses novos negócios na criação de emprego, renda e no fortalecimento da economia paulista.”
O Programa SP na Direção Certa
Uma iniciativa relevante é o programa SP na Direção Certa, promovido pelo Governo de São Paulo. Este projeto é composto por uma série de ações voltadas para modernizar a máquina pública, visando aumentar a eficiência nos gastos públicos. O programa busca a redução de despesas e o aumento da arrecadação, o que proporciona uma maior capacidade de investimento para o Estado. Com isso, o governo reflete sua disposição em criar um ambiente mais favorável ao desenvolvimento econômico, o que, por sua vez, impacta diretamente na criação de novas oportunidades para empreendedores na região.


