Uma Celebração Cultural em São Paulo
Neste domingo, 25 de janeiro, São Paulo completa 472 anos e, para marcar esta data especial, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) preparou uma série de dicas de passeios e atrações gratuitas. A programação diversificada inclui shows, filmes, peças de teatro, exposições e uma variedade de atividades culturais ao longo da cidade.
Os museus municipais e estaduais estarão de portas abertas, permitindo que o público explore suas exposições sem custos. O Theatro Municipal, em especial, prestará uma homenagem ao cartunista Maurício de Sousa, celebrando seus 90 anos de vida com um evento que promete emocionar os visitantes. Além disso, o Masp e o Instituto Moreira Salles (IMS), ambos localizados na Avenida Paulista, oferecerão diversas atividades culturais para todas as idades.
Aproveite o Tarifa Zero
Para facilitar a locomoção durante as celebrações, os moradores poderão utilizar os ônibus municipais de forma gratuita, graças ao programa Tarifa Zero. “São Paulo faz o bolo e quem ganha o presente são os turistas e paulistanos, que terão a oportunidade de aproveitar o melhor da cidade, com toda sua riquíssima gastronomia mundial, os parques, os museus e toda a cultura que fazem dela uma das maiores e mais queridas cidades do mundo”, afirma Roberto de Lucena, secretário da Setur-SP.
Atividades nas Bibliotecas Públicas
O programa Biblioteca Viva terá 56 atividades em bibliotecas, pontos e bosques de leitura pela cidade. Escritores renomados como Mário de Andrade e Carolina Maria de Jesus serão homenageados com contações de histórias, além de apresentações musicais, espetáculos de circo, peças infantis e shows com canções que representam a essência paulistana. Na sexta-feira, 23, a partir das 10h, diversas bibliotecas oferecerão a distribuição gratuita de livros, junto a outras atividades culturais.
Museus com Entrada Gratuita
Os museus estaduais, como a Pinacoteca do Estado, o Museu da Língua Portuguesa, o Museu Catavento e o Museu da Imigração, também estarão com entrada franca no domingo, 25. As exposições estarão disponíveis para visitação, e o MIS (Museu da Imagem e do Som) apresentará mostras de fotografia, incluindo a obra de Jean Manzon. Os museus municipais organizarão visitas guiadas que contarão a história da cidade, com encontros no Solar da Marquesa de Santos.
Comemoração dos 90 Anos de Maurício de Sousa
Os 90 anos de Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, serão celebrados em um concerto intitulado “Mitos Sonoros – FilarMônica”, programado para as 17h no Theatro Municipal. A Orquestra Experimental de Repertório, sob a batuta de Wagner Polistchuk, apresentará um repertório que mescla canções dos personagens de quadrinhos com músicas favoritas do cartunista. A retirada de ingressos terá início na sexta-feira, 23, às 12h, no site do teatro, e também na bilheteira, duas horas antes do evento.
Programação Especial da SPCine
A SPCine, entidade de cinema e audiovisual da Prefeitura, organizará uma programação especial com uma maratona de filmes, incluindo sessões gratuitas de títulos como “O Agente Secreto”, “Wicked – Parte 2”, “Amarela” e “Entre Penas e Bicadas”. As exibições ocorrerão em 29 salas do circuito SPCine, abrangendo diversas regiões da capital. Entre os locais confirmados estão o Centro Cultural São Paulo (CCSP), a Biblioteca Roberto Santos e o Centro Cultural Olido.
Teatro Municipal e Espetáculos Gratuitos
De 22 a 24 de janeiro, cinco peças serão encenadas nos Teatros Arthur Azevedo, na Mooca, e Alfredo Mesquita, em Santana. Os ingressos poderão ser retirados na bilheteira uma hora antes do início das apresentações. No Teatro Arthur Azevedo, destaque para “As Pedras de Javier” no dia 24, às 16h, que homenageia um renomado mestre bonequeiro argentino. Às 20h, a peça “Entre a Cruz e os Canibais” fará uma crítica à fundação de São Paulo. No Alfredo Mesquita, “O Bonde Ocupa – Trilogia da Morte” será apresentada no mesmo dia às 16h, retratando a história de um menino africano em viagens clandestinas.
Comemorações na Biblioteca Mário de Andrade
Os 100 anos da Biblioteca Mário de Andrade, a maior do estado e segunda do país, também serão celebrados no dia 25. Com uma programação variada, a Discoteca Oneyda Alvarenga apresentará repertórios de Bossa Nova, MPB, Samba e Hip-Hop. Haverá ainda apresentações de dança “Toré do Povo Pankararu”, a prática de xadrez no Jardim Contemplativo, shows musicais e visita mediada que destacará a contribuição de Mário de Andrade como gestor cultural e intelectual.
Centros Culturais em Festa
Os Centros Culturais da Prefeitura de São Paulo trarão uma programação diversificada, com contações de histórias, peças teatrais e shows que mesclam funk, soul, R&B, rock, rap e MPB. No Centro Cultural São Paulo, a artista Cida Moreira realizará um show no dia 24, enquanto o grupo Língua de Trapo se apresentará no Centro Cultural Penha no dia 25, às 19h. O Teatro Flávio Império também programou um espetáculo circense para encantar as crianças.
Pinacoteca do Estado e suas Tradições
A Pinacoteca do Estado receberá quatro encontros da instituição Afro Ilu Obá de Min, que fará ensaios como parte da exposição Trabalho de Carnaval. Este grupo é conhecido por sua luta em prol da valorização da cultura negra e feminina, e seus integrantes tomarão a praça da Pina Contemporânea com tambores, dança e canto, transformando a celebração do aniversário de São Paulo em um rico encontro de tradições afro-brasileiras.


