Um Salto na Educação Técnica
O Governo do Estado de São Paulo anunciou um crescimento expressivo de 134% no número de estudantes matriculados no Ensino Médio Técnico. Projeções indicam que, em 2026, a soma de alunos da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza atingirá a marca de 321 mil alunos, um aumento significativo em relação aos 136,8 mil registrados em 2023. Com essa evolução, o Estado espera alcançar até 40% do total de alunos matriculados nas 2ª e 3ª séries do ensino técnico.
Com essa iniciativa, São Paulo caminha para se igualar à média dos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que atualmente é de 44% no percentual de estudantes matriculados no Ensino Médio Técnico.
“Em 2026, o Estado de São Paulo terá muito mais alunos saindo da escola com dois diplomas: o de Ensino Médio e o de educação profissional. Com esse número de alunos no ensino técnico, vamos alcançar um padrão de país da OCDE, dando um exemplo para o Brasil. Os cursos que oferecemos estão conectados à vocação econômica de nosso estado e de suas regiões”, afirma o governador Tarcísio de Freitas, ressaltando a importância dessa mudança para a formação dos jovens.
Desde o início de sua gestão em 2023, o número de matrículas no ensino técnico tem mostrado um crescimento constante. No ano passado, as escolas da Seduc-SP contavam com 35 mil estudantes, enquanto as Etecs contribuíram para o total de 136,8 mil matrículas.


