Importância da Atividade Física
No dia 6 de abril, celebramos o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida. Embora essa data seja um lembrete importante, a prática regular de exercícios deveria ser uma prioridade diária para quem almeja um estilo de vida saudável. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que adultos realizem entre 150 e 300 minutos de atividade aeróbica por semana, enquanto as crianças devem se mover por pelo menos 60 minutos diariamente.
Stanley Michetti, especialista em educação física, explica que atividade física abrange qualquer movimento corporal executado pelos músculos. Em contraposição, o exercício físico é um tipo de atividade planejada e repetitiva, com o propósito específico de aprimorar ou manter a aptidão física. Caminhar para o trabalho ou realizar pequenas tarefas domésticas são exemplos de atividades físicas comuns, enquanto a musculação e a corrida se encaixam na categoria de exercícios físicos.
Benefícios Comprovados da Prática Regular
Os benefícios da atividade física são vastos e impactam diretamente na saúde. Segundo Michetti, “o exercício físico é essencial para proporcionar uma melhora na saúde geral, fortalecer músculos e ossos, ajudar no controle de peso, aprimorar o sistema cardiorrespiratório, elevar o humor e diminuir o estresse”. Além disso, a prática regular pode prevenir e controlar doenças como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos.
Para aqueles que levam uma vida sedentária e se sentem perdidos sobre por onde começar, Michetti tranquiliza: não existe um único exercício que seja o melhor. O essencial é encontrar atividades que cada um consiga integrar à sua rotina e manter a regularidade.
Escolhendo a Atividade Ideal
Muitos se questionam se devem optar por exercícios aeróbicos ou musculação. A recomendação do especialista é mesclar as duas formas de atividade. “A musculação é vital para o aumento da massa muscular e óssea, especialmente em idosos. Ela colabora com o controle de peso e promove a liberação de hormônios que auxiliam na gestão do estresse, da ansiedade e da depressão. Por outro lado, os exercícios aeróbicos são eficazes para melhorar a capacidade cardiorrespiratória e vascular, auxiliar na perda de peso e promover a socialização, o que pode ser benéfico para combater a ansiedade e a depressão”, conclui Michetti.


