Campanha Nacional pelo Fim da Violência
A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, se reuniu na tarde desta quinta-feira (8), em Brasília, com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, para discutir o lançamento de uma campanha nacional dedicada ao combate da violência contra as mulheres. Este projeto, que será divulgado durante todo o ano, começará no Carnaval e tem como principal objetivo engajar a sociedade na prevenção e no enfrentamento da violência, além de promover uma cultura de respeito e proteção às mulheres.
Márcia Lopes enfatizou que essa colaboração entre os ministérios aposta no potencial transformador da cultura para conscientizar e mobilizar a população. “A cultura é a alma de uma sociedade. Temos plena convicção de que somente conseguiremos enfrentar o desafio de erradicar a violência contra as mulheres se formos capazes de unir forças e engajar a todos. Essa é uma questão que diz respeito à sociedade como um todo, não apenas a um governo. Com isso, fazemos um apelo para que durante o Carnaval e além dele, tenhamos campanhas e slogans que reafirmem que as mulheres merecem dignidade, respeito, proteção e valorização”, destacou.
Importância da Colaboração entre Pastas
Margareth Menezes sublinhou a relevância da união entre os ministérios para ampliar o impacto da mensagem da campanha. “Hoje, nos reunimos para delinear essa ação que será veiculada ao longo do ano, começando pelo Carnaval, em defesa das mulheres. A sinergia entre nossas pastas é essencial para implementarmos esta ação tão significativa em prol da vida das mulheres brasileiras”, afirmou a ministra.
Além disso, as duas ministras discutiram a necessidade de integrar os Pontos de Cultura, que possuem abrangência nacional e atuam diretamente nas comunidades, como uma estratégia para disseminar a campanha em áreas urbanas e rurais. Essa abordagem visa aumentar o diálogo com diversos públicos e fortalecer as iniciativas de prevenção e conscientização em todo o Brasil.
Agenda de Ações Integradas para Março
Durante a reunião, Márcia Lopes também mencionou a possibilidade de colaboração em eventos direcionados ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. O intuito é ampliar o debate e a visibilidade sobre temas essenciais. “Queremos tornar março um mês repleto de discussões e reflexões, com a participação de mulheres de todos os setores”, comentou a ministra das Mulheres.
A reunião contou com a presença de outras autoridades dos ministérios, como a secretária nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política do Ministério das Mulheres, Sandra Kennedy; a chefe de gabinete, Carolina Busch; e as assessoras Kenia Figueiredo e Luiza Saab. Pelo Ministério da Cultura, marcaram presença a coordenadora-geral de Instrumentos Técnicos e Jurídicos da Secretaria de Articulação Federativa e Comitês de Cultura (SAFC), Lais Valente; e as representantes da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC), Shirlei Rodrigues; e da Assessoria de Participação Social e Diversidade, Shaiane Vargas.


