Abertura do Carnaval Não Oficial
O clima de festa já toma conta do Rio de Janeiro, que se prepara para o Carnaval. Embora a celebração oficial esteja agendada para fevereiro, os cariocas e turistas poderão aproveitar a pré-folia neste domingo, dia 4, com a realização do Carnaval Não Oficial. Ao todo, mais de 70 blocos estarão espalhados pelo Centro e por diversos bairros das zonas Sul e Norte, marcando o início da temporada festiva.
A concentração dos blocos terá início às 8h da manhã, ocupando praças, ruas históricas e espaços culturais do Centro. A programação promete estender-se até o fim da tarde, culminando com o tradicional Cordão do Boi Tolo, que liderará um grande cortejo coletivo. Este percurso inclui pontos icônicos como o Aterro do Flamengo, Botafogo e Copacabana.
Luís Otávio Almeida, membro do Boi Tolo e representante do movimento Desliga dos Blocos, reflete sobre a expressão “não oficial”: segundo ele, essa denominação carrega uma resistência mais profunda do que um mero rótulo. “O conceito de Carnaval Não Oficial surgiu devido às tentativas da prefeitura, desde 2009, de oficializar o carnaval. O que chamamos de não oficial hoje poderia ser simplesmente intitulado como Carnaval, como foi durante mais de dois séculos na cidade”, comenta Almeida.
Ele critica o decreto que passou a exigir burocracias rígidas para a liberação dos blocos nas ruas, o que segundo ele gerou uma divisão prejudicial. “Independentemente do porte ou da intenção de cada bloco, agora é necessário que ele tenha uma formalização com seis meses de antecedência”, destaca.
Ao contrário das ligas tradicionais, que centralizam a organização, a Desliga dos Blocos é um movimento mais horizontal. “A Desliga não atua como uma liga convencional. Não organizamos os blocos, eles participam da Abertura por vontade própria. Nosso papel é apenas alinhar a programação de acordo com as intenções de cada grupo”, explica Almeida.
Para aqueles que desejam acompanhar a programação completa, informações estão disponíveis nas redes sociais da Desliga e nas páginas dos blocos. “Durante todo o pré-carnaval, ocorrerão eventos, ensaios e cortejos. O melhor caminho é seguir o Instagram dos blocos e as páginas que cobrem a folia”, sugere o representante.
O carnaval de rua é parte essencial da vida carioca, contribuindo para a economia e o turismo, além de modificar a dinâmica urbana. Almeida acredita que o papel do poder público deveria ser o de assegurar uma infraestrutura básica sem interferir na essência dessa grande festa. “O carnaval proporciona uma fonte de renda significativa para a cidade. A intervenção do poder público deve ser sutil, garantindo segurança, limpeza e trânsito, sem atrapalhar a maior festa popular do planeta”, afirma.
Em 2024, a abertura do carnaval não oficial ainda reserva um espaço especial para as crianças. A Aberturinha, que ocorrerá no Aterro do Flamengo, promete atividades recreativas, oficinas e shows voltados para o público infantil.
Programação dos Blocos – Domingo (4)
Blocos Parados
- 8h – Love Songs na Praça Marechal Âncora
- 9h – O Baile Todo no Armazém Utopia
- 9h – Não Monogamia na Praça Mauá
- 9h – NossoBloco no Bar Kamikaze
- 10h – Marimbondo Não Respeita no Armazém Utopia
- 10h – Projeto Girô na Praça Paris
- 10h – 8&80 no Bar Kamikaze
- 10h – Enxota Que Eu Vou na Casa Carnaval Rio
- 11h – Skabloco no Armazém Utopia
- 11h – RodaBloco no Bar Kamikaze
- 11h – Bloco dos Inconfidentes na Casa Carnaval Rio
- 11h – Percussaça Bargaça – Morro do Pinto
- 11h – Toques para Odudua na Praça XV
- 12h – Te Devoro na Praça da Candelária
- 12h – Marejada na Casa Carnaval Rio
- 12h – Calcinhas Bélicas na Praça XV
- 13h – Bloco da Insana na Casa Carnaval Rio
- 14h – Lambabloco na Casa Carnaval Rio
- 15h – Os Biquínis de Ogodô convidam As Sungas de Odara na Praça XV
- 17h – Só Toca Bloco na Praça XV
Blocos com Cortejo
- 8h – Bloco da Frida na Pira Olímpica
- 8h – Papagoyaba na Barca Niterói–Rio
- 9h – Vem Cá Minha Flor na Praça Marechal Âncora
- 10h – Banheira do Gugu na Pira Olímpica
- 11h – Bigode do Leôncio no Arco do Teles
- 14h – Surdos e Mundos na Rua Dom Manuel
- 17h – Grande cortejo com o Cordão do Boi Tolo – Local a confirmar


