Queda histórica nos roubos no centro de São Paulo
O centro da cidade de São Paulo registrou em 2025 seu menor número de roubos desde o início da série histórica em 2001, conforme dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). Em um comparativo impressionante, as ocorrências de roubo caíram de 9,2 mil em 2022, o pior resultado histórico, para um mínimo de 3.366 registros em 2025.
A gestão atual, que começou em 2022, implementou uma série de estratégias focadas na integração das áreas de segurança, saúde e desenvolvimento social. Isso resultou em uma queda acentuada nos índices de criminalidade: 8.019 ocorrências foram registradas em 2023, seguidas de 4.492 em 2024. Essa abordagem multifacetada também considera roubos a carga e veículos, conforme dados do 77º DP (Santa Cecília) e 3º DP (Campos Elíseos).
“Alcançar o menor índice de roubos em 25 anos no centro de São Paulo demonstra que a estratégia adotada está no caminho certo”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Nico Gonçalves. “O trabalho integrado, aliado à presença permanente do estado e a ações coordenadas de segurança e políticas públicas, foi fundamental para reverter um cenário crítico e garantir mais segurança para a população.”
Impacto das políticas públicas na segurança
A melhoria nos índices de segurança na região é resultado de diversas políticas públicas implementadas pelo Governo de São Paulo. Um dos principais marcos foi a erradicação da Cracolândia, que trouxe novas perspectivas para o centro da cidade. Após anos de degradação urbana e exclusão social, a área passa por um processo de requalificação, impulsionado por iniciativas nas esferas de segurança pública, saúde, habitação e urbanismo.
Desde janeiro, o centro da cidade completa oito meses sem a principal cena aberta de uso de drogas do Brasil, um feito que é atribuído à atuação coordenada das autoridades. Desde 2023, mais de 21,6 mil prisões foram efetuadas, 13,4 toneladas de drogas foram apreendidas, 682 armas foram retiradas de circulação e aproximadamente 2 mil veículos foram recuperados na região central.
Marcone Moraes, comerciante e proprietário de uma padaria no centro, comentou sobre as mudanças visíveis: “As políticas públicas do governo de São Paulo atenuaram a sensação de insegurança, e isso transformou a região. É uma esperança renovada para nós. Quem visita aqui hoje percebe a diferença.”
Cuidado e reabilitação de dependentes químicos
Além do combate ao tráfico de drogas, o Governo de São Paulo lançou a Linha de Cuidados Integral a Adultos com Necessidades Relacionadas ao Uso de Crack, Álcool e outras Drogas. Esta iniciativa visa oferecer uma jornada de cuidados para dependentes químicos oriundos da Cracolândia, aumentando leitos, criando serviços de acolhimento terapêutico e desenvolvendo ações preventivas. A consolidação de uma central de dados e informações para essa política pública garante um monitoramento constante da eficácia das ações implementadas.
Revitalização do centro com investimentos significativos
Outra medida importante para revitalizar a área é o plano de mudança da sede administrativa da gestão da zona sul para o centro da capital. Com um investimento previsto em R$ 6 bilhões, o projeto inclui a construção de sete edifícios e dez torres na região dos Campos Elíseos, onde estarão localizados o gabinete do governador e diversas secretarias e órgãos do estado.


