Alinhamento de Estratégias para Prevenção de Emergências Climáticas
Na manhã desta sexta-feira (26), o Governo do Estado de São Paulo está realizando uma reunião no Palácio dos Bandeirantes com prefeitos e representantes do Sistema Estadual de Defesa Civil. O objetivo é discutir ações preventivas em resposta à previsão de chuvas para o litoral paulista na semana do Ano Novo.
O encontro visa promover um alinhamento entre os órgãos competentes para otimizar o monitoramento, a prontidão e a resposta a possíveis situações adversas. Durante a reunião, os participantes abordarão a previsão do tempo, possíveis anormalidades, logística humanitária e a organização de serviços emergenciais, com foco na coordenação entre o Estado e os municípios.
Com essa reunião, o Governo de SP busca fortalecer as ações da SP Sempre Alerta – Operação Chuvas 2025/2026, iniciativa que se concentra na preparação e na resposta a eventos climáticos extremos, tendo como meta a proteção da população e a redução de riscos. O governador Tarcísio de Freitas e prefeitos de 14 municípios, incluindo nove da Baixada Santista e quatro do Litoral Norte, participam do encontro.
“A atuação preventiva e integrada é fundamental para reduzir riscos e proteger vidas”, afirma o coordenador da Defesa Civil do Estado, Coronel Henguel, em declaração à Agência SP. Ele complementa que “estamos unindo esforços entre o Estado, os municípios e diferentes órgãos para garantir um monitoramento constante, uma resposta ágil e informações precisas à população, especialmente durante o Ano Novo.”
Na reunião também estarão presentes representantes do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP), além de órgãos como o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), concessionárias de energia elétrica como ENEL e CPFL, assim como a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), visando uma abordagem integrada na resposta a qualquer emergência.
Investimentos e Capacitação para o Verão
Esse encontro ocorre em um contexto de intensificação das ações da Defesa Civil em todo o litoral durante o verão. O governo anunciou investimentos na ordem de R$ 1,3 milhão, além da mobilização de 5,4 mil agentes prontos para a Operação Verão Integrada. Recentemente, equipes de 16 cidades passaram por capacitação no Treinamento SP Sempre Alerta – Operação Chuvas e, de maneira inédita, receberam kits de verão contendo cerca de mil itens, como coletes, capacetes, luvas, pluviômetros e outros materiais essenciais.
A Defesa Civil também tem promovido exercícios simulados com moradores de áreas de risco em cidades como Santos, Ilhabela, São Sebastião, Guarujá e Cubatão. Essas simulações têm como intuito ensinar a população como agir em situações de emergência, como temporais, deslizamentos e alagamentos. Para melhorar a comunicação com a comunidade, foi introduzido o Painel de Inteligência SP Sempre Alerta, que integra dados meteorológicos e diminui em até 80% o tempo necessário para a emissão de alertas. Essa ferramenta centraliza informações que anteriormente estavam dispersas, utilizando algoritmos modernos e inteligência artificial para auxiliar os meteorologistas em suas decisões.
A SP Sempre Alerta – Operação Chuvas conta com um investimento total de R$ 69,5 milhões, que inclui modernização tecnológica e reforço direto aos municípios em todo o estado. Neste ano, pela primeira vez, o plano de contingência para eventos extremos abrange todo o território paulista, focando em fenômenos climáticos que podem causar danos e ameaçar a segurança da população.
O Plano de Contingência estabelece uma organização clara para as ações de prevenção, monitoramento e resposta a emergências, detalhando procedimentos e órgãos mobilizados. Antigamente restrito a 177 municípios da Faixa Leste, o plano agora conta com a participação de mais de 180 novos municípios, apresentando protocolos claros e respostas efetivas para tempestades, ventos fortes e queda de granizo em todo o estado.


