Fiscalização e Prisões em Flagrante
A Polícia Militar do estado de São Paulo registrou a prisão em flagrante de pelo menos 17 detentos que, beneficiados pela saída temporária, foram flagrado cometendo novos crimes. As detenções ocorreram entre os dias 23 e 28 de outubro e incluem uma série de delitos graves, como tentativa de estupro, homicídio, roubo e furto a residências.
Além das prisões, a fiscalização intensificada pela PM em todo o território paulista identificou 865 detentos que descumpriram as condições legais da “saidinha”, resultando em um total de 994 infrações registradas. Entre as violações, destacam-se a falta de permanência nos municípios autorizados, a ausência de recolhimento domiciliar noturno entre 19h e 6h, visitas a bares e casas noturnas, consumo de substâncias alcoólicas ou drogas e deslocamento para áreas não autorizadas.
Casos Específicos de Violência
Um dos incidentes mais grave ocorreu em Indaiatuba, na última sexta-feira (26), onde um detento, que estava sob monitoramento eletrônico, roubou um carro e sequestrou um idoso. Armado, o criminoso obrigou a vítima a realizar saques em caixas eletrônicos. Após denúncia, o idoso foi resgatado em Sorocaba e o autor do crime foi detido em flagrante.
Outro caso relevante se deu em Taubaté no sábado (27). Policiais militares abordaram um homem que, também beneficiado pela saída temporária, foi reconhecido por uma vítima como autor de uma tentativa de estupro. Ele foi levado à delegacia para que fossem tomadas as devidas providências legais.
No mesmo dia, outra prisão foi efetivada em Taubaté, onde um detento tentou assassinar uma pessoa. Esse aumento de delitos durante a saída temporária levanta preocupações sobre a eficácia do programa que visa reintegrar presos à sociedade.
Crescimento de Violência Doméstica
Além das graves ocorrências de furtos e tentativas de homicídio, a Polícia Militar também registrou, nos primeiros dias do benefício, pelo menos quatro detenções relacionadas à violência doméstica. Um deles foi preso em Nova Odessa, após ameaçar a ex-companheira dentro de um hospital. Outro detido em Pirangi ameaçou a namorada com uma faca, exigindo dinheiro para comprar drogas.
Em resposta ao aumento de crimes associados às “saidinhas”, a Polícia Militar reforçou as medidas de fiscalização por todo o estado, visando garantir o cumprimento das determinações judiciais e inibir novas infrações durante esse período crítico.


