MUPA Fortalece o Papel de Museu na Sociedade
Em 2025, o Museu Paranaense (MUPA), que ocupa a posição de terceiro museu mais antigo do Brasil, avançou em sua trajetória institucional com um foco acentuado em pesquisa, ações transdisciplinares e na ampliação das interações com seus acervos históricos. A proposta integrada dos núcleos de Arqueologia, Antropologia e História, em sinergia com as artes, resultou em novas interpretações, ativações e aproximações com diferentes públicos.
Durante o ano, o MUPA atraiu cerca de 125 mil visitantes, abrangendo tanto o público espontâneo quanto os participantes de oficinas, palestras, visitas mediadas e inaugurações de exposições. O museu promoveu 66 eventos, reafirmando-se como um equipamento cultural essencial, com uma programação diversificada, forte atuação educativa e um compromisso contínuo com a acessibilidade e inclusão de novos públicos.
“As ações implementadas em 2025 colocam o MUPA como uma instituição em constante evolução, empenhada na preservação da memória, na ciência e na construção de diálogos críticos com a atualidade. Através da articulação entre pesquisa, educação, arte e participação social, o museu se consolida como um espaço dinâmico de reflexão, encontro e escuta plural”, destaca Gabriela Bettega, diretora do MUPA.


