Novos Trens para Metrô de São Paulo em 2025
A expansão da rede metroviária de São Paulo, impulsionada pelo Governo, inclui a aquisição de novos trens. No decorrer de 2025, 22 novas composições, fabricadas na China, chegarão ao Brasil. Estas unidades estão em processo de montagem e testes para entrarem em operação nas linhas 15-Prata e 17-Ouro, com previsão de início em março de 2026.
A linha 17-Ouro, que irá conectar o Aeroporto de Congonhas ao Morumbi, já possui oito trens em fase de teste. Destes, sete foram entregues este ano. Cada composição tem a capacidade de transportar 616 passageiros, distribuídos em cinco carros contínuos. As inovações incluem ar-condicionado, iluminação em LED e câmeras de vigilância, além de um sistema de comunicação audiovisual com mapa dinâmico.
Esses trens também estão equipados com sistemas de combate a incêndio e intercomunicação direta com o Centro de Controle Operacional. Uma característica notável é a presença de um conjunto de baterias, permitindo que os trens circulem por até 8 km em caso de falta de energia, garantindo assim autonomia e segurança em suas operações.
Os demais seis trens para a linha 17 chegarão até o final de 2026, completando uma frota de 14 unidades. Paralelamente, a Linha 15-Prata recebeu 14 trens em 2025, totalizando 15, sendo que um deles foi entregue em 2024. Esses trens já estão em fase de testes para otimizar a operação da linha, que se estende de Vila Prudente a Jardim Colonial e atenderá também os novos trechos em construção, incluindo as estações Ipiranga, Jacu Pêssego e Jardim Colonial.
No total, a linha 15 contará com 19 composições, todas elas automatizadas, o que proporcionará maior segurança, eficiência e regularidade. Os quatro trens restantes são esperados até o fim de 2026, contribuindo para a melhoria do transporte público na capital paulista.


