Programa Aluno Monitor do BEEM: Oportunidades para Estudantes
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) iniciou nesta segunda-feira (9) o processo de seleção para o programa Aluno Monitor do BEEM (Bolsa Estágio Ensino Médio). Ao todo, são oferecidas 13 mil vagas voltadas para estagiários nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática em diversas escolas do estado. Esta iniciativa é uma excelente oportunidade para estudantes do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, que poderão se inscrever até o dia 6 de março.
Para participar, os candidatos devem ter pelo menos 14 anos e apresentar uma frequência mínima de 85% no último ano letivo. Além disso, o desempenho acadêmico nas avaliações do sistema será considerado: os alunos da 1ª série terão como base os resultados da prova do 9º ano do Saresp, aplicada em 2025. Já os estudantes das 2ª e 3ª séries devem observar as notas das avaliações da 1ª e 2ª séries, também previstas para 2025, do Provão Paulista Seriado.
Os selecionados receberão bolsas que variam de R$ 307,36 para aqueles que se comprometerem a trabalhar oito horas por semana, até R$ 576,30 para os que atuarem por 16 horas semanais. O estágio terá duração máxima de 10 meses, e a carga horária será composta por atividades de monitoria, estudos e participação na formação do programa Multiplica Aluno Monitor, com início previsto para o dia 9 de março.
Funções e Atividades dos Alunos Monitores
Os alunos que atuarem como monitores no programa BEEM serão responsáveis por apoiar os professores nas aulas de orientação de estudos em Língua Portuguesa e Matemática, que são parte integrante da grade curricular do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Nas escolas de tempo integral, essa atuação se estende também à 1ª e 2ª séries.
A principal função dos monitores é acompanhar grupos de 10 a 20 alunos, incentivando seu engajamento e aprendizagem nos conteúdos do ano letivo, além de abordar eventuais defasagens de anos anteriores. O estudante deverá escolher se deseja atuar em matemática ou em língua portuguesa, e as instituições de ensino podem organizar grupos de estudos e plantões de dúvidas para complementar a carga horária de trabalho.
A responsabilidade pela seleção e definição dos monitores em cada turma recai sobre os gestores escolares. A escolha das disciplinas deve ser compatível com as séries que os estudantes monitoras estão cursando:
- Monitores da 1ª série: podem atender as turmas de 6º e 9º anos do Fundamental e da 1ª série do Médio;
- Monitores da 2ª série: podem atuar nas turmas de 6º e 9º anos do Fundamental e nas 1ª e 2ª séries do Médio;
- Monitores da 3ª série: têm permissão para atender as turmas de 6º e 9º anos do Fundamental e nas 1ª, 2ª e 3ª séries do Médio.
Como se Inscrever no Programa Aluno Monitor do BEEM
Os interessados em participar do programa Aluno Monitor do BEEM devem realizar suas inscrições através do site da Secretaria Escolar Digital (SED). O processo inclui os seguintes passos:
- Acessar a SED;
- Clicar em “Aluno” no menu lateral esquerdo;
- Selecionar “Aluno Monitor” e, em seguida, clicar em “Inscrição”;
- Escolher “Edital – Aluno Monitor do BEEM 2026”; e
- Confirmar a inscrição.
Os candidatos que atenderem aos critérios de seleção serão convocados para entrevistas com as bancas examinadoras nas respectivas escolas, etapa que possui caráter eliminatório. O edital completo está acessível na edição do Diário Oficial do Estado de 5 de fevereiro.
Acompanhamento e Avaliação dos Monitores
A atuação dos alunos monitores será supervisionada pelo coordenador da escola e pelo professor responsável pela orientação de estudos. Para garantir a qualidade do programa, indicadores de aprendizagem e evolução serão monitorados através da plataforma Tarefa SP, da Prova Paulista e de simulados do Saeb. Como um dos requisitos para a concessão da bolsa, os monitores deverão enviar relatórios mensais detalhando as atividades realizadas com os alunos, os quais estarão sujeitos à aprovação da unidade escolar.


