Iniciativa busca valorizar a cultura cristã durante o Carnaval
A Câmara dos Deputados aprovou, na última segunda-feira (9), o projeto que institui a Semana Nacional de Retiros Culturais. Esta semana será um espaço reservado para eventos da cultura cristã, incluindo encontros de oração, seminários e shows. O período escolhido para a realização desses eventos coincide com os dias do Carnaval, abrangendo desde a sexta-feira até a Quarta-Feira de Cinzas.
O projeto, de autoria da senadora Eliziane Gama (PSD-MA), agora segue para a sanção do Presidente da República. Em uma postagem no X (antigo Twitter), a senadora expressou sua alegria com a aprovação do projeto, ressaltando que se trata de “um passo importante no reconhecimento da arte e da música cristã, que formam valores, fortalecem comunidades e transformam vidas”. Além disso, ela enfatizou que a aprovação do PL no período do Carnaval é um gesto significativo de respeito às tradições brasileiras, especialmente à cultura evangélica.
Antes de chegar à Câmara, o projeto já havia recebido o aval do Senado em dezembro de 2022, sob a análise da senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB). Na ocasião, Eliziane Gama explicou que se inspirou na rica tradição de retiros culturais promovidos pelas igrejas em seu estado natal, o Maranhão. Importante destacar que o Maranhão já conta com uma legislação, proposta pela senadora quando ocupava o cargo de deputada estadual, que reconhece oficialmente os retiros durante o Carnaval.
Para a senadora, os retiros culturais não apenas promovem a expressão artística, mas também favorecem o convívio comunitário e o fortalecimento de laços de amizade. “Esses eventos ensinam valores como respeito, humildade, doação e amor ao próximo”, concluiu Eliziane.


