Capacitação de Professores para a Conciliação na Educação Infantil
No município de Sorocaba, educadores da rede municipal de ensino receberam formação em técnicas de conciliação voltadas para o público infantil. O curso, promovido pela OAB de Sorocaba, ocorreu na última quinta-feira, dia 19, com a participação de 32 gestores escolares que poderão disseminar esse conhecimento em suas instituições. A iniciativa, apoiada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) e agraciada com o prêmio ‘Conciliar é Legal’ do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tem como objetivo ensinar às crianças da educação básica a resolução pacífica de conflitos, utilizando ferramentas como empatia, escuta ativa e diálogo.
Sorocaba se torna assim a segunda cidade do Estado de São Paulo a implementar esta proposta, que será adotada em 31 escolas municipais. A formação foi conduzida pela advogada e conciliadora Rosane Sanches Antunes, idealizadora do projeto ‘De Pequeno É que se Aprende a Conciliar’. Em sua apresentação, Rosane enfatizou que a mediação deve ser introduzida desde a infância: ‘Desde cedo, é fundamental que as crianças aprendam a ouvir e dialogar. Isso nos ajuda a construir um futuro diferente’, declarou.
Um Projeto com Impacto Social e Educacional
Iniciado em Itaquaquecetuba (SP), esse programa visa integrar técnicas de mediação no cotidiano escolar, formando ‘conciliadores mirins’ e promovendo uma cultura de paz desde os primeiros anos da educação. Entre os pilares do projeto estão a promoção de diálogo e cultura de paz nas escolas, capacitação de educadores e alunos em conciliação, além da utilização de atividades lúdicas que ensinam a resolução pacífica de problemas.
Em suas palavras, Rosane Sanches ressaltou a importância de uma abordagem positiva: ‘Devemos sair da negatividade e mostrar que é possível mudar a maneira como os alunos se percebem e aprendem a escutar os outros’. A OAB Sorocaba expressou seu orgulho em ser o local de realização deste projeto, que une Justiça, Educação e Poder Público em prol da formação de cidadãos mais aptos para o diálogo e com habilidades para a resolução pacífica de conflitos. O presidente da OAB Sorocaba, João Paulo Milano, afirmou: ‘A advocacia desempenha um papel social essencial ao conectar o Judiciário, a Administração Pública e a comunidade escolar, contribuindo para um ambiente pacífico desde a infância’.
Educação para o Diálogo e Transformação Social
Fabiana Guilherme, presidente da comissão OAB Vai à Escola, também expressou satisfação pela implementação da iniciativa em Sorocaba: ‘Estamos felizes e orgulhosos por sermos a segunda cidade a acolher esse projeto, que fortalece a colaboração entre Direito e Educação como ferramentas de transformação social’. Ela complementou: ‘Educar para o diálogo é investir em um futuro com menos conflitos e mais compreensão’. Este movimento, portanto, não apenas prepara os professores, mas também estabelece as bases para um futuro mais harmonioso e empático, onde a resolução pacífica de conflitos se torna uma prática comum no cotidiano dos estudantes.


