Vacinação Contra Dengue em Jundiaí e Região
A vacinação contra dengue teve início na região de Jundiaí, com o centro de distribuição localizado no Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) em Sorocaba, SP. Durante a manhã, as equipes das secretarias municipais de saúde retiraram os imunizantes para iniciar a aplicação. Nesta fase inicial, o foco está nos profissionais da atenção primária em saúde e nos agentes de combate à dengue, que estão em contato direto com a população.
As cidades que compõem a região receberam quantidades específicas de doses e são responsáveis pela organização da logística de aplicação. Em Sorocaba, foram alocadas mais de 3 mil doses da vacina Butantan DV. A responsável pela central de vacinas do município informou que a retirada das doses acontece ainda hoje, e a aplicação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) deve começar na quarta-feira (11), após a organização dos estoques.
Doses Disponíveis e Início da Aplicação
Na região, Jundiaí recebeu 1.054 doses, enquanto Itupeva e Campo Limpo Paulista foram contempladas com 161 e 198 doses, respectivamente. Esses municípios anunciaram que a aplicação da vacina começaria nesta segunda-feira. Por outro lado, cidades como Itu e Salto ainda não definiram a data para o início da imunização, mas o cronograma do GVE prevê que todas as cidades atendidas retirem suas doses nesta mesma segunda.
Sobre a Vacina Butantan DV
A vacina Butantan é revolucionária, sendo a primeira do mundo a ser aplicada em dose única, oferecendo proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. Estudos clínicos confirmaram sua segurança e eficácia de quase 100% na prevenção de hospitalizações decorrentes da forma grave da dengue. Este imunizante já foi utilizado em uma ação do Ministério da Saúde no início do ano em Botucatu, SP.
De acordo com a Dra. Raquel Stucchi, infectologista da Unicamp, a limitação da campanha a grupos prioritários se deve à quantidade de vacinas disponíveis, algo que se assemelha ao que ocorreu durante a vacinação contra a Covid-19. O Butantan possui atualmente um estoque de um milhão de doses prontas para uso.
Expansão da Vacinação e Importância da Prevenção
A ampliação da vacinação para outras faixas etárias, incluindo pessoas de 12 a 59 anos, será realizada assim que houver aumento na produção e disponibilização de doses. “As pessoas vacinadas têm uma proteção de 74% contra todas as formas de dengue. Após cinco anos, essa proteção se mantém em quase 92% contra a forma grave da doença, que pode levar à internação”, explica a especialista.
Apesar da alta eficácia da vacina, a Dra. Stucchi enfatiza que a prevenção deve ser uma prioridade contínua. “A vacina é apenas uma das ferramentas para o controle da dengue. Cuidar do entorno, evitando água acumulada, é extremamente importante”, alerta.


