Festival Palco Móvel do Forró Agita o Conjunto José Tenório
Na última sexta-feira, dia 17, o Conjunto José Tenório, localizado na Serraria, foi palco da 2ª edição do Festival Palco Móvel do Forró, um evento que trouxe muita alegria e xote para crianças e adultos. Com acesso gratuito, a programação contou com as performances de Gil Neves e Pinóquio do Acordeon, revigorando a paixão pelo forró alagoano e levando a animação para os espaços públicos da cidade.
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Brivaldo Marques, destacou a relevância do projeto. Para ele, o investimento em políticas culturais é essencial para fortalecer a identidade da região e democratizar o acesso à arte. Ele afirma: “A cada edição, uma praça se transforma em palco, reunindo famílias, artistas e amantes do forró em um clima de celebração e pertencimento. Iniciativas como essa mantêm viva a nossa tradição e mostram que investir em cultura é investir em gente”.
A moradora do bairro da Serraria e assistente social, Fernanda Valéria, compartilhou sua empolgação ao descobrir o evento através das redes sociais. “Assim que vi no Instagram, criei uma expectativa para que chegasse até aqui e pedi nos comentários. Quando soube que realmente teria o evento, parei tudo para prestigiar. Sem dúvida, o forró está na alma do alagoano e que bom saber que além daqui, também vai passar por outros bairros. Estou muito feliz com essa iniciativa”, comemora.
Leia também: Conexão Senac: Evento Gratuito sobre Tecnologia e Gestão com Palestrantes de Renome
Fonte: acreverdade.com.br
Leia também: Eduardo Viveiros de Castro e Socorro Acioli Brilham em Seminário sobre Cerâmica no Parque Cultural Casa do Governador
Fonte: jornalvilavelha.com.br
A professora aposentada, Márcia Maria, que reside no Conjunto Zé Tenório, também ressaltou a importância de homenagear os forrozeiros e valorizar a cultura nordestina. “É muito importante que eventos como esse façam a comunidade participar e prestigiar. É um momento muito especial, pois sai da rotina e proporciona um ambiente tranquilo, que todos nós esperamos: momentos de alegria e paz”, disse.
Homenagens e Compromisso com a Cultura Local
Leia também: Segundona do Turista: Celebrando a Cultura Sergipana em Grande Estilo
Fonte: agazetadorio.com.br
Nesta edição do Palco Móvel, a homenagem foi dedicada ao mestre Sandoval do Forró, um dos principais responsáveis por manter viva a tradição do ritmo nordestino. O festival já tem novas datas marcadas: 31 de outubro e 22 de novembro, quando ainda mais homenagens e artistas locais estarão presentes para alegrar o público.
Com essa ação, a gestão da cidade reafirma seu compromisso de valorizar os artistas locais e fortalecer a economia criativa, proporcionando à população a oportunidade de vivenciar a cultura de forma gratuita. O projeto é parte das iniciativas da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), que é promovida pelo Governo Federal e executada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Maceió (Semce). Com isso, busca-se não apenas a preservação das tradições, mas também o estímulo à convivência e ao entretenimento para todos.


