Vacina SCR: Protegendo a Saúde da População
A Secretaria Municipal da Saúde (SES) de Sorocaba reforça a relevância da vacinação contra Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR). Os imunizantes estão à disposição em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, garantindo acesso à população.
Conforme ressaltou Daniela Camargo, supervisora da Central de Vacinas, “Diante dos casos importados no estado de São Paulo, orientamos a intensificação da população não vacinada como método mais eficaz de prevenção”. Essa orientação vem em um momento crítico, onde a proteção coletiva se torna essencial para evitar surtos.
O calendário de vacinação abrange pessoas a partir de 12 meses até 59 anos. Para aqueles com menos de 29 anos, o esquema vacinal exige duas doses, enquanto a partir dos 30 anos, é necessária apenas uma dose. Profissionais da saúde devem receber duas doses, independentemente da idade, garantindo assim uma proteção mais robusta para quem está na linha de frente.
Para garantir a imunização, é fundamental que as pessoas levem sua carteira de vacinação e um documento de identidade com foto. Essa medida não só facilita o processo de vacinação, mas também assegura que os registros sejam devidamente atualizados, permitindo um acompanhamento eficaz da saúde da população.
Com o aumento da conscientização sobre a necessidade de vacinas, a SES busca atingir o maior número possível de pessoas vacinadas, especialmente em tempos de crescente mobilidade e troca de informações. Assim, a adesão à vacinação é uma responsabilidade de todos, contribuindo para a saúde pública e o bem-estar da comunidade.


