Uma Conquista Histórica
Wagner Moura fez história ao conquistar o Globo de Ouro na categoria de melhor ator em filme de drama por sua atuação em “O agente secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho. Essa vitória marca um momento significativo para o cinema nacional, já que Moura se torna o primeiro ator brasileiro a receber esta honraria na cerimônia. Ele segue os passos de Fernanda Torres, que, no ano anterior, ganhou o prêmio feminino por “Ainda estou aqui”, de Walter Salles.
Ao subir ao palco para receber o prêmio, Moura foi saudado calorosamente por figuras de destaque como Adam Sandler e Julia Roberts. Em seu discurso, ele prestou uma homenagem especial ao diretor do filme, que também foi reconhecido com o prêmio de melhor filme de língua não inglesa. “Kleber Mendonça Filho, você é um gênio e meu irmão. ‘O agente secreto’ é um filme que aborda a falta de memória e o trauma geracional. Se o trauma pode ser herdado, acredito que valores também podem ser”, afirmou o ator, expressando-se inicialmente em inglês.
Mas foi ao final de sua fala que Moura trouxe à tona sua essência brasileira, mudando para o português e fazendo um emocionante apelo: “Para todo mundo no Brasil assistindo isso agora. Viva o Brasil! Viva a cultura brasileira!”.
Concorrentes de Peso
No Globo de Ouro 2025, Wagner Moura competiu com uma lista impressionante de atores, incluindo Joel Edgerton, Michael B. Jordan, Oscar Isaac, Dwayne Johnson e Jeremy Allen White. Este prêmio é o terceiro reconhecimento significativo que Moura recebe por seu trabalho em “O agente secreto”, que já lhe rendeu os troféus de melhor ator no Festival de Cannes e na premiação da Associação de Críticos de Cinema de Nova York.
Importante destacar que esta é a primeira vitória de Moura no Globo de Ouro, embora ele já tenha sido indicado anteriormente, em 2016, ao prêmio de melhor ator em série de drama por “Narcos”.
Um Evento Memorável
Na premiação, Wagner esteve acompanhado de sua esposa, Sandra Delgado, e da equipe de “O agente secreto”, composta pelo diretor Kleber Mendonça Filho, pela produtora Emilie Lesclaux, e pelos atores Alice Carvalho e Gabriel Leone. Também marcaram presença na cerimônia representantes das distribuidoras, como Silvia Cruz, além de Fionnuala Jamison, da MK2, e Fred Burle, da One Two Films, que são coprodutores internacionais do longa.
No enredo de “O agente secreto”, Wagner Moura dá vida ao personagem Marcelo, um especialista em tecnologia que retorna à sua terra natal, Recife, em busca de paz e reconexão com seu filho. Ambientado no Brasil de 1977, o filme explora a tentativa de Marcelo de deixar para trás um passado envolto em mistérios.


