1ª Plenária Municipal de Saúde em Salto destaca participação social e fortalecimento do SUS
Em 22 de junho, a Prefeitura da Estância Turística de Salto, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou a 1ª Plenária Municipal de Saúde com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do povo é cuidar do Brasil”. O encontro, realizado na Sala Paulo Freire, contou com a presença de 35 participantes, entre delegados, observadores e convidados.
O principal objetivo do evento foi construir coletivamente propostas que subsidiarão as próximas etapas das conferências de saúde. Durante a plenária, foram debatidos e aprovados os quatro eixos temáticos definidos nacionalmente: Democracia, Saúde como Direito e Soberania Nacional; Financiamento Adequado e Suficiente para o SUS; Desafios, Emergências Climáticas e Justiça Socioambiental; e Modelo de Atenção, Gestão e Cuidado Integral.
Ao término da plenária, foram aprovadas diretrizes nacionais e estaduais em todos os eixos, com ampla participação dos presentes, consolidando propostas construídas de forma democrática e coletiva. Também foram eleitos os delegados que representarão o município na etapa macrorregional, garantindo a continuidade do processo de participação social e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Essa iniciativa reforça o compromisso do município com a gestão participativa, o controle social e a defesa do SUS como política pública essencial para a população.
Leia também: SUS Reconhecido como Patrimônio Cultural Nacional: Uma Vitória para a Saúde Pública
Leia também: Simpa Exige Ações Urgentes do Governo Melo e Alerta Riscos à Saúde Pública em Porto Alegre
Fonte: tcheagora.com.br


