Estratégias de Saúde e Educação em Maceió
A Coordenação de Promoção e Educação em Saúde (COPES) realizou, na última quarta-feira (4), a primeira reunião do ano com o Grupo de Trabalho Intersetorial do Programa Saúde na Escola (PSE). O objetivo do encontro foi alinhar o planejamento das ações para 2026. De acordo com Adriana Paffer, coordenadora técnica da COPES, a reunião é fundamental para apresentar as metas pactuadas no Plano Municipal de Saúde, visando estreitar as relações entre os programas de saúde e promover a articulação necessária para o alcance das metas definidas pelo Conselho Municipal de Saúde.
“As coordenações devem se organizar de forma intersetorial para executar as ações planejadas no plano municipal. Esse trabalho colaborativo tem como meta oferecer serviços de qualidade em saúde pública, buscando melhorar continuamente os indicadores relacionados ao cuidado integral em saúde e educação”, enfatiza Adriana Paffer.
Estiveram presentes na reunião as coordenações relacionadas à Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde Mental, Saúde Bucal, Alimentação e Nutrição, além da Saúde da Mulher, do Homem e do Idoso, juntamente com representantes da Atenção Primária. Durante a sessão, os grupos puderam compartilhar propostas e discutir ações relevantes para o planejamento.
Conforme Adriana, a reunião ressaltou a importância da articulação entre os setores, definindo prioridades, estratégias e responsabilidades, além de aprofundar a integração entre saúde e educação. A participação dos representantes do PSE estadual, da Secretaria Estadual de Saúde (SESAU), da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e da Secretaria Municipal de Educação de Maceió foi crucial para fomentar um diálogo eficaz e alinhar ações que promovam a saúde e a educação, beneficiando, assim, os usuários dos serviços públicos.


