Intercâmbio Cultural entre São Sebastião e a Vai-Vai
A Corte do Carnaval de São Sebastião, acompanhada pela comitiva da Associação Sebastianense das Entidades Carnavalescas (Asec), recentemente participou de uma troca cultural em São Paulo com a renomada Escola de Samba Vai-Vai. Este encontro simboliza um passo importante no fortalecimento das relações entre diferentes tradições carnavalescas do Brasil, unindo o Carnaval caiçara e o paulistano.
Durante a visita, a comitiva foi calorosamente recebida pelo presidente da Escola, Clarício Gonçalves. Ele teve a oportunidade de apresentar a história da agremiação, discutir o enredo previsto para 2026 e compartilhar informações sobre os projetos que visam o futuro da Vai-Vai. “O evento foi um momento de troca cultural e respeito mútuo, além de um importante passo para estreitar os laços entre nossos Carnavais”, comentou Suelem Júlio, diretora da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass).
Uma das atrações do encontro foi a apresentação da bateria ‘Pegada de Macaco’, sob a liderança do mestre Tadeu, que animou o público e recebeu muitos aplausos. Essa performance destacou a energia vibrante do samba, elemento essencial nas celebrações de ambos os Carnavais.
O presidente da Asec, Yago Oyama, ressaltou a importância da visita, que gerou conexões valiosas e resultados promissores. “As novidades e resultados dessa intercâmbio cultural serão divulgados em breve no site oficial da Asec, com o intuito de alavancar ainda mais o Carnaval de São Sebastião no cenário nacional”, afirmou Oyama.
Além disso, a presença de Carolina Braga, representante da Secretaria de Turismo (Setur), enfatizou a relevância da colaboração entre os setores de cultura, turismo e Carnaval. Essa união é fundamental para promover e fortalecer as diversas expressões culturais que o Brasil possui, especialmente as ligadas ao samba, que é um símbolo de identidade nacional.
#PraTodosVerem: O encontro entre os membros da Corte do Carnaval de São Sebastião, Asec e representantes da escola de samba Vai-Vai foi registrado em uma série de fotografias. As imagens capturam os participantes em um espaço coberto, usando camisetas oficiais e figurinos vibrantes, com destaque para uma bandeira da Vai-Vai. Momentos de confraternização celebrando a riqueza cultural do samba e do Carnaval foram amplamente documentados.


