Tratamento Gratuito para Dependência Química
A rede pública de saúde de São Paulo disponibiliza atendimento gratuito, orientação e encaminhamento para indivíduos que enfrentam problemas relacionados ao uso de álcool, outras substâncias e nicotina. Nesta sexta-feira, 20 de junho, em comemoração ao Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, o Governo do Estado apresenta quatro maneiras de acessar tratamento na rede pública.
Os serviços são oferecidos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), abrangendo todos os níveis de atenção, desde a escuta inicial até o acompanhamento especializado, de forma integrada na rede estadual.
Unidade Básica de Saúde (UBS)
A porta de entrada para a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) é a Atenção Básica, através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que são geridas pelos municípios. Nesses locais, os cidadãos podem participar de cursos, palestras, eventos e receber apoio técnico em programas e ações relacionadas ao tema.
Na UBS mais próxima, o paciente tem acesso a acolhimento, avaliação inicial e, quando necessário, é encaminhado para outros serviços da rede. Além disso, se necessário, é possível procurar diretamente os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) para avaliação e acompanhamento.
Onde buscar atendimento: Dirija-se à Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência.
Programa Vida Sem Álcool
O Programa Vida Sem Álcool, acessível pelo aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, permite que os cidadãos avaliem se o consumo de álcool pode estar comprometendo sua saúde. O álcool é uma substância psicoativa e tóxica, que pode levar à dependência e está associada a diversos problemas de saúde, incluindo doenças como cirrose, problemas cardíacos, pancreatite e alguns tipos de câncer. Além disso, o uso excessivo de álcool pode agravar quadros de depressão e ansiedade, aumentando o risco de suicídio e acidentes de trânsito.
No próprio aplicativo, os usuários têm a opção de realizar o Teste para Identificação de Problemas Relacionados ao Uso de Álcool (AUDIT). Se a pontuação for superior a 15, a recomendação é procurar a UBS mais próxima; caso a pontuação ultrapasse 20, a orientação é buscar avaliação em um serviço especializado, como um Caps-AD.
Onde buscar atendimento: Acesse o programa diretamente no aplicativo do poupatempo.sp.gov.br. Selecione o serviço “Saúde”, escolha “Vida Sem Drogas”, clique em “Vida Sem Álcool”, inicie o processo e siga as instruções.
Programa Vida Sem Nicotina
Voltado para pessoas que desejam deixar de fumar ou vaporizar, o Programa Vida Sem Nicotina também está disponível no aplicativo Poupatempo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o tabagismo é uma doença crônica, caracterizada pelo uso excessivo da nicotina.
Esse serviço atende usuários de cigarros, cigarrilhas, charutos, fumo mascado, narguilés, cigarros eletrônicos e outros dispositivos de liberação de nicotina. Através do aplicativo, o usuário pode realizar o Teste de Fagerström, que mede o nível de dependência à nicotina. Ao final do teste, ele pode consultar as unidades que oferecem tratamento, conhecer os serviços disponíveis na rede estadual e iniciar o encaminhamento para acompanhamento.
Onde buscar atendimento: Acesse diretamente o programa no aplicativo poupatempo.sp.gov.br. Vá ao serviço “Saúde”, escolha “Vida Sem Drogas”, clique em “Vida Sem Nicotina”, inicie o processo e siga os passos indicados.
Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas
O Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas é uma unidade hospitalar dedicada ao atendimento de dependentes químicos, especialmente aqueles oriundos das cenas abertas de uso. O atendimento é realizado de forma individualizada, considerando o quadro clínico de cada paciente.
Na unidade, são realizados exames e protocolos de saúde mental e clínica. Caso necessário, e com o consentimento do paciente, pode haver encaminhamento para programas de desintoxicação, conforme a linha de atendimento definida pela equipe clínica.
O Hub representa uma inovação significativa na política de drogas do Estado, articulando a rede de atenção psicossocial, com triagem, grupos terapêuticos, atendimentos médicos e encaminhamentos a leitos hospitalares especializados para desintoxicação.
Onde buscar atendimento: O serviço é referenciado. O paciente deve ser encaminhado por um serviço da rede pública de saúde, como uma UBS ou Caps, após avaliação.


