Integração e Protagonismo nas Escolas de Tempo Integral
A Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (Seed), através da Diretoria Regional de Educação 3 (DRE 3), está promovendo um intercâmbio entre as Escolas de Tempo Integral (ETIs) do Agreste Central. Com a realização do evento entre 4 e 26 de fevereiro, a proposta visa reforçar a integração entre as instituições educacionais, além de estimular a troca de experiências entre os alunos e colaboradores das escolas.
O intercâmbio é uma oportunidade para acolher os estudantes de 15 unidades de ensino da DRE 3 de maneira humanizada. O foco está em atividades lúdicas, dinâmicas interativas e conversas que promovam a vivência coletiva. Esses encontros têm como propósito criar um ambiente que favoreça o protagonismo juvenil e o fortalecimento do sentimento de pertencimento, essenciais para um início de ano letivo mais participativo e acolhedor.
A metodologia adotada prioriza a participação ativa dos alunos. Os estudantes protagonistas são os responsáveis pela recepção dos visitantes, guiando-os nas diversas atividades planejadas. A programação inclui diversas dinâmicas de integração, rodas de conversa que abordam as expectativas e desafios do ensino integral, visitas a espaços significativos das escolas e uma apresentação do “jeito integral” de aprender, focando na organização do tempo de estudo e nos clubes juvenis, além do Projeto de Vida.
A avaliação da iniciativa será processual e qualitativa, levando em conta a participação dos alunos, o nível de engajamento e integração durante as atividades, e as impressões coletadas de alunos e professores. Também serão considerados os registros feitos, como fotos, vídeos e relatos, além de rodas de avaliação ao final das ações. O objetivo é desenvolver estudantes mais motivados e orgulhosos de sua escola, promovendo a autonomia juvenil e uma cultura de paz, empatia e colaboração entre as ETIs da DRE 3.
Para Gladston Santos, diretor da regional, o intercâmbio vai além do aprendizado tradicional. “Essa experiência é um espaço onde o crescimento pessoal, acadêmico e profissional se entrelaçam, promovendo a construção de vínculos e fortalecimento da identidade escolar. A acolhida é um processo coletivo, que requer escuta sensível e vivências significativas. O intercâmbio entre as Escolas de Tempo Integral (ETI) da DRE 3 é uma ação estratégica que busca ampliar horizontes, compartilhar experiências bem-sucedidas e solidificar a cultura da educação integral, colocando os estudantes como agentes ativos do seu aprendizado”, afirma Gladston.
Com ações como essa, a Seed demonstra seu compromisso em criar um ambiente educacional que valorize a participação e o desenvolvimento integral dos jovens, sempre com foco na construção de uma educação de qualidade que prepare os estudantes não apenas para o mercado de trabalho, mas para a vida.


