Estágios em instituições nacionais de destaque
Três alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Campus Heróis do Jenipapo, em Campo Maior, foram selecionados para estágios em instituições brasileiras reconhecidas nas áreas de botânica e entomologia. Os estudantes Naira Beatriz dos Santos Silva e Carlos Vinícius de Macêdo Ximenes atuarão no Laboratório de Briófitas do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), em São Paulo. Já Natália Alves Craveiro participará do Curso de Entomologia da Amazônia (Ceam), promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
Aprendizado prático e contato com pesquisadores
As atividades estão previstas para ocorrer entre os meses de junho e agosto, proporcionando aos estudantes a oportunidade de interagir diretamente com pesquisadores, explorar coleções científicas e participar de práticas que enriquecem a formação acadêmica. Essas vivências representam um avanço importante na qualificação dos alunos e no fortalecimento da produção científica da Uespi.
Representando os estudantes, Naira Beatriz ressaltou a importância da oportunidade: “Estamos muito felizes e gratos por essa chance, pois realizar um estágio durante a graduação é fundamental para conhecer novas áreas e interagir com pesquisadores de referência. Vamos para instituições que são destaque em pesquisa científica, e estamos com muita expectativa e disposição para aprender e representar a nossa universidade.”
Leia também: Programa de Estágio BEEM: 20 mil Vagas para Alunos do Ensino Médio em SP
Leia também: Memphis se reúne com Gaviões da Fiel para discutir futuro no Corinthians
Fonte: soudesaoluis.com.br
Atuação e supervisão no Instituto de Pesquisas Ambientais
No IPA, Naira e Carlos serão supervisionados pelo pesquisador Denilson Fernandes Peralta, especialista em taxonomia de briófitas. Durante o estágio, os estudantes participarão da identificação e classificação de espécies, estudos morfológicos, organização de coleções científicas e acompanhamento de pesquisas da instituição.
O professor Hermeson Cassiano de Oliveira, responsável pelo acompanhamento dos alunos na Uespi, destaca que essa experiência permite uma imersão em um dos principais centros de pesquisa em botânica do país. Segundo ele, “este estágio possibilita aos nossos alunos vivenciar o cotidiano de uma instituição de excelência, com contato direto com especialistas e coleções científicas relevantes. Além de fortalecer a formação acadêmica, amplia as perspectivas profissionais e contribui para pesquisas que fortalecem a ciência na Uespi.”
Leia também: Duque de Caxias: A Cidade que Une Riqueza do Petróleo e Cultura Próxima ao Rio
Fonte: agazetadorio.com.br
Curso de Entomologia da Amazônia no Inpa
A estudante Natália Alves Craveiro participará do Curso de Entomologia da Amazônia (Ceam), organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Entomologia do Inpa. O curso é reconhecido nacionalmente e reúne estudantes e pesquisadores de diversas regiões do Brasil, abordando temas como taxonomia, sistemática, ecologia, biogeografia e aplicações da entomologia nas ciências biológicas.


